terça-feira, 2 de março de 2010

Scotland United

(…) Into battle, kill and fight
Forge a kingdom, Scotland unite
Malcom King, you won the right
Take the throne, Scotland united
It's the year 1018, march for your country
to the battle of Carham, we will spell history
(Scotland United - Grave Digger)


Chegamos a Glasgow sem muitos incidentes. E ficamos impressionadas com isso.
Mas, depois de 30 minutos em solo escocês, percebemos que aquela viagem seria diferente! Foi a melhor viagem que fizemos pela Europa.

Imaginem um país de pessoas simpáticas, bem humoradas e prestativas... Um país com pessoas que realmente se importam com turistas... e que quase pertence a Ryanair (hehehe).
Essa é a Escócia! Um país maravilhoso, com pessoas maravilhosas, lugares lindos, paisagens de dar nó na garganta e lágrimas nos olhos...

Seguindo as orientações de uma funcionária do aeroporto, pegamos um trem e partimos para a cidade de Glasgow. Depois de diversas gentilezas e informações absolutamente corretas, chegamos a estação, onde o Martin (um funcionário muuuuito gente fina) nos levou até o trem para Edimburgh (a capital escocesa). Nos levou, não... nos colocou dentro do trem!

Chegamos em Edimburgh e logo achamos o Hostel para nos hospedar. Super bem localizado, aliás... fica em frente a estação de trem!! Conseguimos um quarto com uma vista privilegiada para o centro da cidade, e descansamos até o outro dia.

Logo cedo, saímos para uma walking tour gratuita pela cidade. E pudemos comprovar como Edimburgh é linda! Existe um parque no centro da cidade que estava todo decorado para o Natal. Tinha até uma pista de patinação no gelo!

O castelo é construído sobre um rochedo, e do parque temos uma visão linda dele. Parece esculpido na rocha... Lá fica a Pedra do Destino, uma rocha monolítica que simboliza o poder dos reis escoceses: todos eles foram coroados sobre a pedra. Após a conquista da Escócia pela Inglaterra, a pedra foi transportada para Londres, e todos os reis subseqüentes aderiram ao ritual escocês de coroação. Somente na década de 1990 a pedra voltou para a Escócia, depois de séculos de briga e muita travessura escocesa... rs.

Após a walking tour, demos uma volta no parque e fomos procurar informações sobre o Lago Ness. Sim, porque ir a Escócia e não visitar o seu ponto turístico mais famoso é motivo para chorar muito!

Como estávamos em Edimburgh (quase o Paraíso, perto de tudo que passamos), logo localizamos uma área de Informações para Turistas, com venda de pacotes e guias de viagem. Acreditem: o atendente foi tão solícito que pegou uma calculadora e nos ajudou a escolher o pacote mais em conta!

Ao sair da loja, felizes por ter comprado o pacote, tivemos uma grande surpresa. Apenas atravessando a rua, havia um típico Scoth, devidamente paramentado com seu kilt, tocando sua gaita de foles!

Pois bem........ esqueçam!! O som é totalmente diferente, inconfundível e arrepiante. A trilha sonora de Coração Valente foi feita com uma espécie de flauta irlandesa, que tem o som parecido.

E embaladas com este som, esperamos o dia seguinte, para conhecer Nessie (o apelido do lendário Monstro do Lago Ness).

Acordamos numa escura e fria manhã de inverno, e fomos num microônibus com um guia super animado para as Highlands (o norte da Escócia, onde se localiza o lago). Passamos por lugares lindos, castelos maravilhosos, paisagens indescritíveis, ao som de gaitas de fole (de verdade), e ouvindo sobre as batalhas de William Walace, os clãs e as guerras da região.

Quando chegamos ao lago.... parecia que estávamos dentro de um sonho. É com certeza um dos lugares mais bonitos que já vi! É emocionante chegar pertinho das águas escuras do lago, caminhar por suas margens e pelo vilarejo... É uma pena que anoitece cedo... 15hs já está ficando escuro. E mais triste ainda foi não termos visto o monstro...rsrs

Nossa viagem de volta a Edimburgh nos proporcionou cenas inesquecíveis, como um castelo a beira de um lago, e a gigantesca Forth Rail. Inspirada em Nessie, ela parece uma serpente sobre o mar. Chegamos em Edimburgh quando já era noite escura, por volta das 18hs.

Nosso último dia completo na Escócia iniciou cedo, mas não menos cheio que os outros. Nesse dia, minhas amigas decidiram patinar no gelo! E assim, fomos ao parque, até a pista de patinação.
Quer dizer... minhas amigas patinaram, enquanto eu filmava e fotografa, junto com mais uma amiga, lógico! Eu sou a pessoa que cai sem motivos, tropeça nos próprios pés e vira os tornozelos de tênis.... Sou a rainha do desastre... imaginem se caio inexplicavelmente no gelo, como só eu sei fazer, e me machuco seriamente? Não quis nem arriscar... e por isso estou aqui inteirinha escrevendo este texto! Hahah

Nos despedimos da Escócia com um aperto no coração... foi um lugar maravilhosamente acolhedor, e fechou com chave de ouro nosso turismo pela Europa. E ao voltarmos para o aeroporto, reencontramos o Martin, e ele nos colocou novamente no trem! E também conhecemos o alemão mais escocês do mundo, um simpático funcionário da Ryanair.

Coisas de Escócia... até o pessoal da Ryanair é simpático por lá, gente! heheh

Obs.: Resolvemos fazer guerra de neve em Edimburgh, e depois agradecemos a Deus pelos escoceses não entenderem português! Estamos tentando descobrir o que as escocesas tomam para não sentir frio... mas já descobrimos que os escoceses gostam mesmo desse negócio de kilt; eles usam mesmo, como se fosse nossa roupa social. E gaitas de fole funcionam como musica de ninar para mim! (Seria o fim da minha insônia?)
E um aviso! Se vocês forem a Edimburgh e em alguma loja verem no balcão envelopinhos amarelos, NUNCA, NUNCA, NUNCA perguntem ao vendedor do que se trata... Vocês podem se tornar a piada do dia! hehehe

Um comentário: